SUCULENTAS, AS PLANTAS QUE NÃO DÃO TRABALHO

by nutrofertil Nutricao e Fertilizantes Lda

As suculentas são as plantas perfeitas para todos os que amam a jardinagem mas não têm tempo, jeito ou sorte! Existem mais de 22 mil espécies de suculentas e todas elas são conhecidas pelas suas folhas gordinhas que armazenam água e permitem que a planta sobreviva vários dias sem rega.

As suculentas podem ser plantadas em vasos de tamanhos variados, sozinhas ou combinadas com outras da mesma espécie. Apesar de ser uma planta de fácil cultivo, as suculentas precisam de alguns cuidados simples para continuar vivas e bonitas. Conheça connosco os cuidados mínimos a ter com estas plantas.

 

Como cuidar e cultivar suculentas 

Por ser uma planta de origem desértica, as suculentas gostam e precisam de sol. Portanto, mantenha-a em um local que receba luz solar direta ou pelo menos que seja bem iluminado.

Uma das carateristicas que mais agradam é o facto das suculentas não necessitarem de rega constante. Basta uma rega 2 vezes por mês no Inverno e 1 rega por semana no Verão, nos dias de maior calor.  Contudo, antes de regar verifique a humidade da terra antes de regar. Se o Substrato ainda estiver húmido então não há necessidade de rega. Tenha atenção à rega e não molhe as folhas da sua suculenta. Regue apenas o substrato ou a terra, assim a planta não apodrece. 

Como plantar e fazer mudas de suculentas

É muito simples na verdade plantar a suculenta. Em primeiro lugar escolha um vaso e garanta a sua drenagem. Caso opte por um vaso pequeno faça a drenagem com Leca® Hydro. Por ser de pequenas dimensões garante um preenchimento mais homogéneo dos espaços. Coloque um substrato adequado à plantação de suculentas e coloque a planta no interior. Preencha o resto com substrato e regue.

Caso queira fazer multiplicações com suculentas, o processo é igualmente simples e com uma elevada taxa de sucesso.

Para isso basta cortar algumas folhinhas e colocá-las sobre o substrato sem a necessidade de enterrar as pontas. Apenas deite-as sobre o substrato e regue ao fim de uma semana. No final desse período preste atenção às raízes que surgem na base das folhas. Quando as raízes aumentarem de tamanho plante a folha no substrato. Também pode multiplicá-las através do corte dos filhote que vão nascendo na planta mãe. Corte-os, molhe-os em canela e plante no substrato adequado a suculentas. Não regue de imediato mas ao fim de 2-3 dias.


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos